
Aqui temos o comentário de Abhinavagupta na Bhagavadgītā, 2.12. Trata-se da parte inicial do diálogo entre Kṛṣṇa e Arjuna em meio à batalha que está por iniciar, a qual Abhinavagupta caracteriza como sendo o combate entre o conhecimento e a ignorância.
Nessa passagem, a fala de Kṛṣṇa responde à inquietação de Arjuna com relação ao ataque que deverá fazer contra seus parentes e mestres, mas se refere, numa leitura mais abrangente, a todos os que lamentam perdas ou possíveis perdas, quaisquer que sejam.
Abhinavagupta remete ao ātman, essência plena e eterna de cada ser humano, para dizer que o imperecível não precisa de lamento. Sua passagem por vários corpos demonstra sua capacidade de permanência sobre a transitoriedade. Para clarear ainda mais, vem a comparação: se há um lamento pelo trânsito do ātman por diversos corpos, deveria então haver lamento por seu trânsito nas várias fases pelas quais um corpo passa, da juventude, da maturidade e da velhice.
अशोच्यानन्वशोचस्त्वं प्राज्ञचन्नाभिभाषते |
गतासूनगतासूंश्च नानुशोचन्ति पण्डिताः ||
aśocyān anvaśocas tvaṃ prājñavan nābhibhāṣate |
gatāsūn agatāsūṃś ca nānuśocanti paṇḍitāḥ ||BhG 2.12||
“Você se lamentou por coisas que não devem receber lamento, de uma forma que um sábio não falaria.
As pessoas instruídas não se ressentem pelos que partiram ou pelos que ainda não partiram.
शोचितुमशक्यं कलेवरं – सदा नश्वरत्वात्, अशोचनार्हमात्मानं च शोचसि | न कश्चित् गतासुः – मृतः, अगतासुः – जीवन्वा शोच्योऽस्ति | तथाहि – आत्मा तावदविनाशी, नानाशरीरेषु संचरतः कास्य शोच्यता | एवं हि यौवनादावपि शोच्यता भवेत् ||२.१२||
śocitum aśakyaṃ kalevaraṃ – sadā naśvaratvāt, aśocanārham ātmānaṃ ca śocasi | na kaścit gatāsuḥ – mṛtaḥ, agatāsuḥ – jīvan vā śocyo’sti | tathā hi – ātmā tāvadavināśī, nānāśarīreṣu saṃcarataḥ kāsya śocyatā | evaṃ hi yauvanādav api śocyatā bhavet ||2.12||
“Você lamenta pelo corpo, que não deve receber lamento, visto que é perecível, e pelo ātman, que não precisa de lamento. Nem os que partiram, os mortos, ou os que não partiram, os viventes, devem ser objeto de lamento. Sendo o ātman imperecível, passando por diversos corpos, para que serve o lamento? Pois, se servir, deve haver lamento também na passagem do estado de juventude para os seguintes.”
Sempre que se puder divulgar o ensinamento da Gita, será um balsamo para aqueles que conseguem ser tocados por este ensinamento único no mundo. O unico ensinamento que fala de voce e do seu conhecimento interior. Muito bom podermos contar com isto. Parabens João.
Não lamentar nunca nada! Lindo! Grata por enviar-me o blog!